Museu Lagar - Vila Nova do Ceira


Reservar


 

      


O Museu, reabilitado pela Cooperativa, ao abrigo de uma candidatura da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER) ao subprograma 3 do PRODER, preservaram-se os equipamentos tradicionais.

Nesta atração turística, pode imaginar-se o processo tradicional de transformação do azeite, desde a entrada da azeitona até ao produto final.

Em exibição figuram os apetrechos, cujas designações caíram em desuso: da bateria ao encapachador, passando pelas batedeiras, galgas, separador, depósito de azeite e prensa.

Outro atrativo consiste no documentário sobre a produção, desde a apanha da azeitona, passando pelo fabrico do azeite, até ao respetivo transporte de um dos produtos endógenos, o azeite (o outro é o mel, produzido na parte moderna do edifício), mostrando as tarefas inerentes a este ciclo, as alfaias utilizadas e os meios de transporte deste produto.

Além deste documento etnográfico, produziu-se outro com conteúdo didático para os mais novos.

Ambos resultam em importantes documentos visuais sobre a cultura local e em contributos para a preservação da memória do mundo rural.